Você precifica corretamente o seu produto?

Hoje será discutido um tema super importante mas que gera muita dúvida ainda em vários empresários, a precificação!

Você tem o custo de R$85,00 para o seu produto e deseja 15% de margem de lucro. Dessa forma o preço do seu produto deve ser de R$100,00 correto? Errado!

Um dos grandes erros na hora da precificação é desconsiderar todos os outros gastos que a empresa tem além do custo. Isso inclui todos os impostos e também as despesas que devem ser cobertas.

Os custos são os gastos que contribuem diretamente para a execução do serviço ou produção do produto. No caso de uma transportadora, por exemplo, fazem parte do custo o combustível, a mão de obra dos motoristas e a manutenção dos caminhões.

Os custos podem ser fixos ou variáveis. Este último varia conforme a receita e o primeiro não. Por exemplo, em uma padaria, o custo de matéria prima (farinha, por exemplo) é variável, ou seja: quanto mais pães forem vendidos, mais farinha será consumida e maior será o custo quanto maior for a receita das vendas. Já o aluguel do forno é um custo fixo,  ou seja, independe da variação da receita (de quanto a padaria está vendendo).

Já as despesas são os gastos que sustentam o funcionamento da empresa sem ter impacto direto com o processo de produção. Fazem parte das despesas material de escritório, aluguel do estabelecimento, conta de internet, água, luz, esgoto, energia, serviços terceirizados como serviço de limpeza, segurança, entre outros. No caso da transportadora, a mão de obra administrativa é considerada despesa e para a padaria um exemplo de despesa é gastos com uma agência de publicidade para manutenção e produção de conteúdo para um site.

Com a definição clara de custos e despesas em mente, voltemos à precificação. Ao definir o preço de um produto, nele precisam estar embutidos todos esses gastos, além dos impostos e claro, a margem de lucro.

Um dos principais indicadores a serem avaliados desse assunto é o markup, que indica por quanto a empresa está multiplicando seus custos para obter o preço de venda atual.

Markup = Receita operacional

      Custos

Ex: Se um produto tem um custo de R$50,00 e é vendido por R$100,00 o seu Markup será 2.

No exemplo a seguir podemos fazer análise de uma empresa em que o Markup é de 1,75. Isso significa que para R$1,00 de custo o produto é vendido por R$1,75.

Ao fazermos uma análise mais detalhada do preço de venda, podemos avaliar que o percentual do lucro líquido é de 7,34% da receita. Vale ressaltar que o percentual de lucro deve ser calculado sobre a receita e não sobre o custo do produto.

Isso acontece porque apenas 57,07% da receita é composta pelo lucro, e apesar de ser a maior parcela, ainda temos 35,6% com outros gastos o que é um valor relevante e deve ser considerado.

No caso a seguir podemos observar o exemplo de uma empresa que cnão considerou estes gastos para compor o preço de venda, levando em consideração apenas o custo do produto.

Seu Markup é de 1,14, então para um custo de R$1,00 o produto é vendido a R$1,14.

Podemos observar abaixo que este preço de venda não é suficiente para cobrir todos os gastos da empresa, fazendo com que ela tenha um lucro negativo, ou seja, está tendo prejuízo. A barra amarela referente ao lucro está direcionada para baixo da linha tracejada, indicando um percentual negativo.

Isso significa que o preço de venda colocado cobre os custos porém não cobre todos os gastos dessa empresa, e ela não está rentável dessa forma, e é uma situação muito comum.

Vale observar também que os custos e despesas possuem o mesmo valor, representando o mesmo percentual da receita cada um.

Dependendo do segmento, ações podem ser tomadas com base nessas informações. No caso de um comércio de revenda de produtos, por exemplo, espera-se que o maior percentual do preço seja composto pelos custos. No caso de um psicólogo que faz atendimentos online e não tem equipe, as despesas serão o percentual majoritário.

Já fez uma análise do markup da sua empresa? E a composição do seu preço de venda tem os percentuais conforme o esperado? Não deixe de acompanhar informações como essa que são vitais para o seu negócio.

Por CSC Contabilidade Sem Chatice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *